segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Palavra Pastoral

O algo a mais

Gênesis 24:1-24


A procura de uma esposa para Isaque pode parecer apenas um arranjo matrimonial da tradição judaica; entretanto, é muito mais do que isso. Isaque nos diz muita coisa, principalmente quando somos levados a ver no filho de Abraão o próprio Jesus.

Imaginemos, então, Jesus à procura de sua noiva, assim como Isaque ansiava pela sua. Coloquemo-nos no lugar de Rebeca, a esposa tão almejada. Pensemos em Eleazar como o Espírito Santo fazendo seu trabalho – achar a esposa ideal, a esposa preparada por Deus. Assim fica mais interessante perceber que Deus nos chamou para viver acima da média, viver o “algo a mais” do Senhor.

Eleazar, o servo fiel de Abraão, ao ser desafiado por seu senhor a tão grande tarefa, lançou uma proposta para Deus. Em busca da melhor esposa para o menino Isaque, uma mulher de sua própria parentela, digna de ser desposada, ele “combina” um sinal com o Senhor. A mulher ideal deveria dar água não só para ele, mas para seus 10 camelos sedentos. O sinal seria o “algo mais” que uma mulher fizesse.

Devemos lembrar que Eleazar viajou muitos quilômetros até a terra de Abraão. Ele estava cansado e os camelos deviam estar com muita sede. O servo esperava por um “algo a mais” como sinal de Deus.

Vivemos num mundo de atitudes medianas. Os verdadeiramente prósperos – humanamente falando – descobriram que precisavam ser acima da média para alcançar sucesso. Apenas o mediano não nos tira de onde estamos, não faria de uma mulher esposa de Isaque, não nos faz Igreja adornada para Jesus. Às vezes ficamos rodando em nossa vida apenas dando água para um homem de Deus. Matar a sede de 10 camelos não era tarefa fácil e Eleazar olhava para Rebeca da mesma forma que o Espírito Santo espia a Igreja.

Achamos que seguir Jesus é dar apenas o “feijão com arroz”, ir aos cultos de domingo e vestir sua roupa de crente semanal. Deus respeita a escolha de ser mediano. Todavia, a esposa desejada pelo noivo é aquela que dará o “algo a mais”, aquela que dará de beber aos 10 camelos.

O discípulo João se dizia o mais amado. Apenas em seu próprio evangelho há relatos de que ele era o discípulo amado. Mas isso não significa que ele tivesse mentido em razão de sua pretensão, de maneira nenhuma! Ele poderia se contentar em ser apenas um dos doze, mas queria ser o mais amado. Queria ser o mais próximo, o mais querido, o mais lembrado. Ele queria estar acima da média, queria dar “algo a mais”.

O Espírito Santo procura pessoas dispostas a transpor a média a fim de chamar a atenção de Jesus. Precisamos ir além para negar Satanás, viver o sobrenatural, viver para e por Jesus. Deus tem ciúme de nós e Seu sonho é nos ter integralmente, sem dividir com outras coisas. E é o Espírito Santo que nos conduz a esse caminho, a viver além da média. No entanto, ele não obriga ninguém.

Ninguém pediu a Rebeca para dar água aos camelos, ela decidiu sozinha. Devemos, por iniciativa própria, viver o algo a mais. Rebeca não tinha interesse em trocas, o que ela recebeu foram apenas algumas peças de ouro – o galardão da Igreja.

São coisas grandes ou pequenas que desejamos? Eleazar quis coisa grande e a probabilidade de uma mulher oferecer água a tantos camelos era de 1 em 1.000.000. Sejamos a noiva procurada e achada, aquela que dará água aos camelos, o algo a mais.

Pastor Alexandre Evangelista

2 comentários:

  1. oii visita http://parandopararefletirje.blogspot.com/ agradeço desde já...

    ResponderExcluir
  2. Conheci este blog por acaso, vi o selo da UBE da qual tb faço parte. Aproveito para convidar a conhecer o meu log.
    Que Deus continue abençoando este projeto.
    Abraços

    ResponderExcluir

Olá!

Que bom que você tem o que dizer...